Resumo
A investigação sobre o falecimento do cachorro comunitário Orelha, na Praia Brava, avançou com o cumprimento de mandados judiciais nesta segunda-feira. Dois dos jovens investigados prestarão depoimento após retornarem do exterior, enquanto a polícia apura suspeitas de ameaças contra testemunhas.
A Polícia Civil de Santa Catarina planeja ouvir, na próxima semana, dois adolescentes suspeitos de participar das agressões que causaram a morte do cão Orelha, em Florianópolis. De acordo com informações divulgadas pelo portal NSC Total, os jovens estavam em uma viagem aos Estados Unidos, programada antes do ocorrido, e compõem o grupo de quatro menores investigados pelo caso.
Na manhã desta segunda-feira (26), a Delegacia de Proteção Animal (DPA) e a Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) realizaram buscas em endereços ligados aos suspeitos. Durante a operação, foram apreendidos aparelhos celulares e dispositivos eletrônicos que passarão por perícia técnica para auxiliar no avanço do inquérito.
Investigação de coação e histórico do caso
Além dos adolescentes, três adultos — todos familiares dos jovens — são investigados por suposta coação no curso do processo. Em uma das residências, a polícia buscou uma arma de fogo que teria sido utilizada para ameaçar uma testemunha, mas o item não foi localizado. No local, foram encontrados apenas entorpecentes para consumo pessoal.
O crime ocorreu no dia 15 de janeiro, quando o animal, que vivia na região há mais de dez anos, foi brutalmente agredido a pauladas em uma área de mata. Orelha foi resgatado por moradores e encaminhado ao veterinário, mas, devido à gravidade das lesões, precisou ser submetido à eutanásia.
A violência provocou indignação na comunidade da Praia Brava, que realizou um protesto no último dia 17 cobrando celeridade na justiça. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou que o procedimento segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a aplicação de medidas socioeducativas sob análise técnica do sistema judiciário.

